sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

"PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO"





      INCÊNDIOS: GRANDES TRAGÉDIAS BRASILEIRAS



Confira outros 10 grandes incêndios que comoveram o país e também terminaram com muitas vidas perdidas:
TRAJÉDIA DO GRAN CIRCUS NORTE -AMERICANO (RJ) 
Em 1961, um ex-funcionário do Circo quis se vingar do chefe após ter sido demitido. Adilson Alves tinha antecedentes criminais e problemas psicológicos. Junto com dois comparsas, usou gasolina para colocar fogo na lona que, feita de uma composição com parafina, se incendiou com rapidez e caiu em cima das quase três mil pessoas que assistiam ao espetáculo.
No local, 503 pessoas morreram, 70% das vítimas eram crianças. Mais de mil pessoas ficara



EDIFÍCIO JOELMA (SP)
Em 1974, um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado no 12º andar do prédio paulistano deu início a um incêndio que se espalhou rapidamente pelos móveis de madeir
VAZAMENTO EM CUBATÃO (SP)
Em 1984, centenas de litros de gasolina foram espalhados no mangue próximo a uma favela em Cubatão por conta de um vazamento. Pouco tempo depois, uma ignição causou o incêndio do material e matou vários moradores.
Segundo os número oficiais, foram 93 mortes.
LOJAS RENNER (RS)
Em 1976, um edifício onde funcionava as Lojas Renner em Porto Alegre sofreu um incêndio que matou 41 pessoas e deixou outras 60 feridas. Muitas vítimas se jogaram do prédio de sete andares, que não tinha um terraço apropriado para resgate por helicópteros.
EDIFÍCIO ANDORINHA (RJ)
No Rio de Janeiro, um prédio no centro da cidade sofreu um curto-circuito no sistema elétrico que, em 1986, gerou um incêndio que matou 21 pessoas e feriu mais de 50.

EDIFICIO GRANDE AVENIDA (SP)
Localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, o prédio pegou fogo em 14 de fevereiro de 1981, um sábado de carnaval (o que evitou que houvesse mais vítimas). Todos os andares do edifício foram destruídos.
Dezessete pessoas morreram e 53 ficaram feridas, incitando novas leis de segurança contra incêndios, especialmente na região da Avenida Paulista.
EDIFICIO ANDRAUS (SP)
Dois anos antes da tragédia no edifício Joelma, um prédio também paulistano já tinha passado por situação similar. Em 1972, um fogo de causa ainda desconhecida - imagina-se que tenha ocorrido uma sobrecarga no sistema elétrico - se espalhou pelo prédio no centro de São Paulo e chegou a causar explosões que fizeram o edifício tremer. O evento foi televisionado ao vivo e a população se chocou com as cenas de pessoas se atirando do prédio. A maioria dos sobreviventes conseguiu chegar ao último andar do edifício e aguardou resgate de lá.
Foram 16 mortos e 330 feridos.
CRECHE URUGUAIANA (RS)
Em 2000, um curto-circuito em um aquecedor incendiou uma creche em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Doze crianças entre 2 e 4 anos morreram e duas funcionárias da escola (inclusive a diretora) foram presas.
SHOW NO CANECÃO MINEIRO (MG)
Em 2001, um acidente com a queima de fogos no palco gerou um incêndio que matou sete pessoas e deixou mais de 300 feridos em Belo Horizonte. A casa de show não tinha alvará para funcionamento e o proprietário, um produtor e dois músicos foram condenados.  
BOATE KISS (MG)
O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, chocou o Brasil: foram 242 mortes (a maioria por asfixiamento dentro da casa lotada e com apenas uma saída) e dezenas de feridos. A tragédia foi a segunda maior do Brasil em número de vítimas fatais.



   
fonte:http://www.corpodebombeiros.sp.gov.br/novo/Downloads/aseguranca_contra_incendio_no_brasil.pdf

http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/tragedia-santamaria/
  

Prevenção Contra Incêndios

       O Blog Segurança Geral irá divulgar neste mês, diversas postagens focadas na PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS, com objetivo de divulgar conceitos, aprendizados, normas e dicas pertinentes ao tema.
     Para melhor compreensão sobre as próximas postagens especiais, vamos definir algumas nomenclaturas que auxiliarão no entendimento do tema tratado nas postagens especiais.
       




Prevenção - Abrange as medidas de segurança contra incêndio que objetivam “evitar” incêndios (união do calor com combustíveis), as quais serão mais importantes quanto maior a quantidade e mais fracionado o combustível (gases, vapores, poeira). Em síntese: são as medidas que trabalham o controle dos materiais combustíveis (armazenamento/quantidade) das fontes de calor (solda/eletricidade/cigarro) e do treinamento (educação) das pessoas para hábitos e atitudes preventivas.


Proteção - São as medidas que objetivam dificultar a propagação do incêndio e manter a estabilidade da edificação. Normalmente são divididas em proteções ativas e passivas, conforme trabalhem, reagindo ou não em caso de incêndio. Exemplos de medidas de proteção passiva: paredes e portas corta-fogo; diques de contenção; armários e contentores para combustíveis; afastamentos; proteção estrutural, controle dos materiais de acabamento. Exemplos de medidas de proteção ativas: sistema de ventilação (tiragem) de fumaça; sistema de chuveiros automáticos (sprinkler).


Combate - Compreende tudo o que é usado para se extinguir incêndios, tais como: equipamentos  manuais (hidrantes e extintores) complementados por equipes treinadas; sistemas de detecção e alarmes; sistemas automáticos de extinção; Planos de Auxilio Mútuo – PAMs; corpo de bombeiros públicos e privados, condições de acesso à edificação pelo socorro público; reserva de água (e hidrantes públicos), etc..

Meios de escape - Normalmente constituído por medidas de proteção passiva, tais como escadas seguras, paredes, portas (corta-fogo), podem incluir proteção ativa, como sistemas de pressurização de escadas e outros. Dependem ainda dos sistemas de detecção, alarme e iluminação de emergência e, em alguns casos, de uma intervenção complementar de equipes treinadas para viabilizar o abandono, especialmente nos locais de reunião de público. Destacamos essa medida de proteção contra incêndio das demais devido à sua importância fundamental para a vida humana e por sua ação básica nos trabalhos de resposta a emergências, visto que as equipes de resposta normalmente acessam a edificação e as vítimas por meios de escape.

Gerenciamento - Incluímos nessa medida de proteção contra incêndio todas as medidas administrativas e de dia-a-dia, como o treinamento e reciclagem das equipes de resposta a emergências, a existência de um plano e um procedimento de emergência, a manutenção dos equipamentos instalados, a adequação dos meios instalados com o risco existente (o qual muitas vezes se altera sem que se efetue a necessária adequação dos meios), etc. Em síntese, abrange a manutenção dos sistemas e a administração da resposta às emergências, nelas inclusos o treinamento do pessoal e sua ação fundamental em locais de reunião de público (já citado acima).
    A Segurança Contra Incêndio, em nosso entender, se faz com a presença de todas essas medidas, devidamente balanceadas.
 Fonte: http://blogsegurancatotal.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário